Pessoas de toda região, do Brasil e do mundo. Foi assim o Carnaval de Laguna 2017, que atraiu cerca de 60 mil pessoas por dia. Um misto de vários sotaques e de muita gente bonita. Todos em busca de uma só emoção, curtir a festa de Momo que iniciou no dia 18 com Bloco Abre Alas com o show nacional de Gabriel Valin.
Na quinta-feira (23), o bairro Magalhães virou o maior palco de atrações com a escolha da Musa e da Boneca da Praça. Neste ano, a cabeleireira Babalu Amorim apresentou as atrações. Foi lá que o prefeito Mauro Candemil entregou a chave da cidade ao Rei Momo, Anderson Passos da Rocha, o Rochinha.
Já na sexta-feira (24), foi a vez do Bloco Skentaí que teve como atração o show nacional de Valesca Popozuda e a banda Prakatá. No sábado (25), quem atraiu o grande público foi o Bloko Rosa que contou com a presença vip do global Caio Castro e show nacional com Théo Abreu e Dj Jesus Luz. Milhares de pessoas foram arrastadas pelo trio elétrico ao som da banda Juízo Final.
No domingo (26), uma multidão invadiu a avenida e o Bloco da Pracinha foi o grande responsável pela condução do povão que saiu da Praça Souza França, encerrando o trajeto na orla do Mar Grosso. Quem comandou o repertório da festa foi a banda Juízo Final.
Para finalizar com chave de ouro o Bloco Pangaré arrastou a "Pangarezada", novamente com a banda Juízo Final depois do show com MC Koringa. Teve muita festa também no Camarote Skol Babalaô, que durante três dias de festa trouxe shows nacionais com: Thiago Martins, Thiago Brava, Turma do Pagode, Lexa e Mc Sapão. E ainda, os blocos: Bola de Sabão, Me Namora, A.A. Alcólicos Assumidos, Pinto Loko, Bloco Sede Crew, Bebethudo, Bloco do Barulho, Cabrito da Madrugada e Rock no Trio.
Durante todos os dias, o trio da prefeitura, com a banda Prakatá agitou a galera. O prefeito Mauro Candemil, acompanhado de sua esposa e alguns de seus secretários e assessores, se deixou levar pela grande festa e marcou presença em todas as concentrações e nos desfiles dos trios elétricos.
Entre sexta e segunda-feira, foram 14 blocos que concentraram mais de 300 mil pessoas. Segundo o secretário de Turismo, Antônio Claudio Quirino Ramos, o município arcou com infraestrutura, segurança, limpeza e banheiros. "O diferencial deste ano foi a instalação de tapumes para isolar a praia", explicou.
Balanço
Durante o Carnaval, não houve registro de acidentes graves nas rodovias da região. Também não houve congestionamentos significativos como em anos anteriores.
A Operação Alegria não fugiu do que estava programado. O planejamento da Polícia Militar, sob comando do coronel Jefer Francisco Fernandes para os cinco dias de festa contou com a participação de 100 homens/dia dos Pelotões de Policiamento a Pé, Polícia Montada, Policiamento com Cães, Guarnições da Polícia do Choque, Serviço aéreo das Polícias Civil e Militar, Policiamento de Motos, Polícia Militar Ambiental e Rádio Patrulha por toda cidade. Nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada durante os cinco dias de carnaval.
A secretária de Saúde, Valéria Oliver destacou que os atendimentos na tenda da prefeitura foram dentro do esperado. "Tivemos cerca de 70 atendimentos, com 18 encaminhamentos para o hospital".
O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos informou que; durante o Carnaval, foram atendidas, pelo Serviço de Emergência, 733 pessoas, 133 a mais do que no ano passado. Destas, apenas uma precisou ser transferida para outro hospital. Não foram registrados óbitos relativos aos festejos nem atendimentos a feridos por arma de fogo. Houve registros de 2 pessoas feridas por armas brancas, 13 por acidentes de trânsito e 16 por agressões físicas. Para atender a grande demanda, equipes médicas, de enfermagem e de apoio foram reforçadas, assim como os estoques de todo tipo de medicamentos e materiais.
A secretaria de Obras mobilizou toda sua estrutura, cerca de 100 funcionários, para manter a organização e a limpeza nos dias, antes e após os desfiles. Foram recolhidos cerca de 250 metros cúbicos de lixo nas ruas e foram usados cerca de 1.650 sacos de lixo no total, e ainda 20 caminhões Truck. A secretaria também foi a responsável pelo fechamento e organização da sinalização viária em mais de 25 ruas no Mar Grosso. "Todos os dias as ruas estavam limpas às 9 horas da manhã. Nossos funcionárias iniciavam a limpeza as 4h45, todos os dias", explica o secretário, Jonatan Nascimento. A organização ficou por conta da Secretaria de Turismo e da Fundação Lagunense de Cultura, que demonstrou competência em todas as ações.
Já o prefeito Mauro Candemil avaliou como sendo o carnaval que mais superou expectativas nos últimos anos. “Tudo estava perfeito, o folião se divertiu e levou consigo o desejo de voltar logo a nossa cidade. O ano de 2017 foi uma dos melhores carnavais em Laguna”, concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário